UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

 

EDITAL Nº 121/2019

 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL (2/2019)

 

A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.


I - DA INSCRIÇÃO

1.    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel estarão abertas no período de 19 a 21 de agosto de 2019 exclusivamente pela internet.

2.    Os interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que ainda não tiverem cursado duas disciplinas na condição de aluno especial neste programa, poderão solicitar inscrição em até duas disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2019, ficando limitados a cursar apenas uma, no referido semestre.

3.    Poderão inscrever-se como candidatos os graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.

4.    É obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição no endereço https://forms.gle/Yik7uo7vEu8rjcdE6.

5.    A realização de cada disciplina está condicionada à matrícula de pelo menos três alunos regulares.

6.    Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do Programa (Rua Gomes Carneiro, nº 01, Centro, Pelotas/RS, sala 208, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, telefone (53) 3284 3823, e-mail enfermagempos@ufpel.edu.br).


II - DA SELEÇÃO

A Comissão de Seleção levará em consideração as ações acadêmicas e profissionais do candidato (de acordo com o Currículo Lattes enviado pelo formulário online) frente aos conteúdos das disciplinas.


III - DAS VAGAS

As vagas oferecidas para alunos especiais estão assim disponibilizadas:

a) Educação e Saúde Ambiental com Ênfase no Contexto Rural
Vagas: 10 alunos especiais
Dia e Horário: quartas-feiras, das 08:30 às 12:00, com início em 21/08/2019 (alunos especiais iniciam no segundo encontro, em 28/08/2019)
Local: Sala 213
Ministrantes: Rita Maria Heck, Rosa Lía Barbieri, Teila Ceolin
Carga horária/créditos: 68hs/04cr
Ementa: Aborda questões relacionadas a educação, a ruralidade e saúde ambiental a partir do uso sustentável dos recursos naturais, considerando a biodiversidade, e o uso destes recursos na atenção em saúde e na enfermagem. Objetiva compreender o processo de saúde do homem e suas interfaces com a natureza em especial com as plantas.

b) Ecossistema e Saúde
Vagas: 05 alunos especiais
Dia e Horário: quintas-feiras, quinzenalmente, das 08:30 às 12:00, com início em 29/08/2019
Local: Sala 213
Ministrantes: Diana Cecagno, Alitéia Santiago Dilélio
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: Promover o debate sobre o Ecossistema e Saúde: conceitos, características e princípios, bem como as possibilidades de aplicação na assistência e na pesquisa em enfermagem e saúde.

c) Seminário em Enfermagem e Saúde XXIV: Epidemiologia Crítica
Vagas: 10 alunos especiais
Dia e Horário: quintas-feiras, das 13:30 às 18:00, com início em setembro de 2019
Local: Sala 213
Ministrantes: Elaine Thumé, Luciana Cordeiro
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: As desigualdades sociais constituem um dos principais objetos da Epidemiologia Crítica. A categorial teórica classe social representa as desigualdades sociais na saúde e materializa a abstração da categoria população, expressando certos modos de produção. Considera-se o caráter dinâmico dos fatos vinculados à saúde-doença em todas as suas dimensões. Essa disciplina tem como objetivo discutir os aspectos ontológicos, epistemológicos e praxiológicos da epidemiologia social, abordagem necessariamente intercultural e interdisciplinar.

d) Pesquisa Qualitativa em Saúde
Vagas: 05 alunos especiais
Dia e Horário: sextas-feiras, das 08:30 às 12:00, com início em 30/08/2019
Local: Sala 213
Ministrantes: Viviane Marten Milbrath, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz
Carga horária/créditos: 68hs/04cr
Ementa: Discutir os fundamentos epistemológicos da pesquisa qualitativa, concepções teóricas, métodos de coleta e análise dos dados, instrumentalizando o aluno para elaboração de projeto ou relatório final/artigo científico.

e) Seminário sobre trabalho de campo na pesquisa etnográfica em saúde
Vagas: 10 alunos especiais
Dia e Horário: segunda a sexta-feira, de 26 a 30 de agosto, das 18:30 às 21:30
Local: Sala 202
Ministrantes: Paola de Oliveira Camargo, Michele Mandagará de Oliveira
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: Promove discussão acerca do trabalho de campo na pesquisa etnográfica em saúde, aprofundando técnicas de coleta e análise de dados de pesquisas científicas.

f) Seminário em Enfermagem e Saúde XXI: Pesquisa Qualitativa e contribuições para a saúde
Vagas: 60 alunos especiais
Dia e Horário: segunda a quinta-feira, de 09 a 12 de setembro, das 08:30 às 12:00
Local: Auditório da Reitoria
Ministrantes: Luciane Prado Kantorski, Mario Cardano (professor convidado, da Universidade de Turim, Itália)
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: Aprofundar os estudos das bases teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa e suas contribuições para a pesquisa em saúde e enfermagem. Abordar temas de fundamentação teórico-metodológica do objeto de estudo, delimitação do trabalho de campo, coleta e análise de dados. A avaliação ocorrerá durante todo o processo da disciplina, devendo o aluno realizar as leituras prévias, participar das discussões em sala de aula, realizar os exercícios avaliativos, trazendo para o grupo as contribuições oriundas das leituras e seminários vivenciados na disciplina.

g) Perspectivas teóricas e metodológicas no cuidado a pessoas que usam drogas
Vagas: 10 alunos especiais
Dia e Horário: 23 de setembro a 02 de outubro (todos os dias úteis), das 18:30 às 21:30
Local: Sala 202
Ministrante: Michele Mandagará de Oliveira
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: Proporciona aos alunos o estudo de temas de seu interesse para o desenvolvimento da dissertação de mestrado e da tese de doutorado, assim como o aprofundamento de referenciais teóricos e/ou metodológicos, oferecendo subsídios para a construção dos projetos de pesquisa e análise dos dados.


IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A lista com os candidatos selecionados, data e horário da efetivação da matrícula serão divulgados na página do Programa (https://wp.ufpel.edu.br/pgenfermagem) e na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rua Gomes Carneiro, nº 01, sala 208, Centro, Pelotas/RS, no dia 23/08/2019.


V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

a) A inscrição neste processo de seleção implica na aceitação plena de todos os termos emitidos neste Edital.
b) No ato de efetivação da matrícula o candidato deverá trazer cópia dos seguintes documentos: Diploma (ou atestado de conclusão de curso) de Graduação, Mestrado ou Doutorado; Histórico Escolar do respectivo curso; Carteira de IdentidadeCPFTítulo de EleitorCertificado de Reservista (quando aplicável) e uma fotografia 3x4. Poderão ser solicitados, também, comprovantes de informações do Currículo Lattes a critério da Comissão de Seleção.
c) Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no dia estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.
d) O presente edital não se aplica aos alunos regularmente matriculados em programas de Pós-graduação da UFPel nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.
e) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
f) O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

 

Pelotas, 15 de agosto de 2019.

 

Dra. Elaine Thumé
COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM


De acordo:


Dr. Flavio Fernando Demarco
PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO


Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal
REITOR DA UFPEL


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ELAINE THUME, Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, em 16/08/2019, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIO FERNANDO DEMARCO, Pró-Reitor, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, em 16/08/2019, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PEDRO RODRIGUES CURI HALLAL, Reitor, em 16/08/2019, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0661049 e o código CRC 113095E0.




Referência: Processo nº 23110.033215/2019-83 SEI nº 0661049