UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

 

EDITAL Nº 38/2019

 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL - 2019/1

 

A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.


I - DA INSCRIÇÃO

1.    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel estarão abertas no período de 29 de março a 02 de abril de 2019 exclusivamente pela internet.

2.    Os interessados em cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que ainda não tiverem cursado duas disciplinas na condição de aluno especial neste programa, poderão solicitar inscrição em até duas disciplinas oferecidas no 1º semestre de 2019, ficando limitados a cursar apenas uma, no referido semestre.

3.    Poderão inscrever-se como candidatos os graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.

4.    É obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição no endereço https://forms.gle/nZaDwdtW1Zc3S9Wg6.

5.    A realização de cada disciplina está condicionada à matrícula de pelo menos três alunos regulares.

6.    Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do Programa (Rua Gomes Carneiro, nº 01, Centro, Pelotas/RS, sala 208, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, telefone (53) 3284 3823, e-mail enfermagempos@ufpel.edu.br).


II - DA SELEÇÃO

A Comissão de Seleção levará em consideração os motivos apresentados na carta de intenções (preenchida diretamente no formulário online) e as ações acadêmicas e profissionais do candidato (de acordo com o Currículo Lattes enviado pelo formulário online) frente aos conteúdos das disciplinas.


III - DAS VAGAS

As vagas oferecidas para alunos especiais estão assim disponibilizadas:

a) Práticas de Atenção em Enfermagem e Saúde com Ênfase na Bioética
Vagas: 04 alunos especiais
Dia e Horário: quintas-feiras, das 08:30 às 12:00, com início em 04/04/2019
Local: Sala 213
Ministrante: Ariane da Cruz Guedes
Carga horária/créditos: 68h/04cr
Ementa: Abordar as práticas de atenção relacionadas à promoção, prevenção, tratamento, reabilitação da saúde humana com discussão dos aspectos bioéticos. Proporcionar reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, respeito à pessoa e à pesquisa, caracterizando a bioética como uma ética inserida na prática.

b) Seminário em Enfermagem e Saúde XXII: Leituras Foucaultianas no contexto da Saúde
Vagas: 04 alunos especiais
Dia e Horário: sextas-feiras, das 13:30 às 18:00, com início em 22/03/2019 (já houve um primeiro encontro; o próximo será no dia 05/04/2019)
Local: Sala 213
Ministrantes: Stefanie Griebeler Oliveira, Franciele Roberta Cordeiro, Fernanda Sant'Ana Tristão
Carga horária/créditos: 34hs/02cr
Ementa: A disciplina propõe abordar o pensamento de Michel Foucault no contexto da saúde e da enfermagem. Serão discutidos especialmente os conceitos de verdade, escrita de si e parresía, conforme proposto pelo filósofo francês no curso "A coragem da verdade". Pretende-se realizar aprofundamento teórico sobre os referidos conceitos, de forma a potencializar seus usos no contexto das pesquisas na área da saúde e da enfermagem. Busca-se ainda compreender o modo como se dão as relações do sujeito consigo mesmo, com o outro e com o mundo, visando a transformação e a constituição de experiências de si, as quais repercutem nas práticas sobre os corpos, as formas de vida e de morte.


IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A lista com os candidatos selecionados, data e horário da efetivação da matrícula serão divulgados na página do Programa (https://wp.ufpel.edu.br/pgenfermagem) e na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rua Gomes Carneiro, nº 01, sala 208, Centro, Pelotas/RS, no dia 03/04/2019.


V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

a) A inscrição neste processo de seleção implica na aceitação plena de todos os termos emitidos neste Edital.
b) No ato de efetivação da matrícula o candidato deverá trazer cópia dos seguintes documentos: Diploma (ou atestado de conclusão de curso) de Graduação, Mestrado ou Doutorado; Histórico Escolar do respectivo curso; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor; Certificado de Reservista (quando aplicável) e uma fotografia 3x4. Poderão ser solicitados, também, comprovantes de informações do Currículo Lattes a critério da Comissão de Seleção.
c) Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no dia estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.
d) O presente edital não se aplica aos alunos regularmente matriculados em programas de Pós-graduação da UFPel nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.
e) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
f) O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

 

Pelotas, 28 de março de 2019.

 


___________________________________
Dra. Roxana Isabel Cardozo Gonzales
COORDENADORA ADJUNTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM


De acordo:


___________________________________
Dr. Flavio Fernando Demarco
PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO


___________________________________
Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal
REITOR DA UFPEL

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES, Coordenador Adjunto, em 29/03/2019, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIO FERNANDO DEMARCO, Pró-Reitor, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, em 29/03/2019, às 15:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PEDRO RODRIGUES CURI HALLAL, Reitor, em 29/03/2019, às 16:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0482658 e o código CRC AA15E4AB.




Referência: Processo nº 23110.010974/2019-78 SEI nº 0482658